sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Reunião traça ações para recuperação de Laboratório da UFPA


A recuperação do Laboratório de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará (UFPA) será iniciada logo após a finalização da perícia no prédio. A reforma no espaço físico e o levantamento das perdas, causadas por um incêndio na madrugada do último domingo, 22 de janeiro, foram tema de reunião da Administração Superior da UFPA, realizada nesta terça-feira, 24, na Pró-Reitoria de Administração da Instituição (Proad). O espaço atingido está sendo periciado pelo Corpo de Bombeiros e ainda não foi liberado para a Universidade.

Na reunião, foram definidas ações para a recuperação do Laboratório e a retomada das atividades por alunos, técnicos e professores das Faculdades de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química. “Tão logo o prédio seja liberado pela perícia, vamos iniciar as obras de recuperação da infraestrutura física. Paralelamente, vamos adquirir os equipamentos perdidos pelo incêndio”, informa Edson Ortiz, reitor da UFPA em exercício.

 Já o reitor Carlos Maneschy assegurou que fará o possível para obter recursos dentro e fora da UFPA, a fim de recuperar o laboratório o mais breve que puder.

Perdas ainda não foram calculadas - “Os pesquisadores ainda estão realizando o levantamento dos equipamentos perdidos no incêndio, por isso não temos calculado o real prejuízo financeiro do sinistro, mas sabemos que a maior perda foi em relação a pesquisas desenvolvidas”, comenta o reitor da UFPA em exercício.


Sobre a situação de alguns alunos que estavam produzindo pesquisas relacionadas a teses e dissertações, as quais precisariam ser concluídas em pouco tempo, a diretora do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC), Maria Emília Tostes, assegura que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) já se prontificou a auxiliar na resolução dos casos e nenhum aluno será prejudicado.

Ação rápida foi fundamental – Na reunião, os dirigentes avaliaram positivamente as ações em relação ao incêndio. “O incêndio iniciou às 4h da manhã. A diretoria de Segurança da UFPA começou o combate ao incêndio e, imediatamente, acionou o Corpo de Bombeiros, que, por sua vez, chegou ao local em poucos minutos. Esta agilidade certamente impediu que os prejuízos fossem maiores”, considera Edson Ortiz.

Estiveram presentes na reunião o reitor da UFPA, em exercício,  diretores do Instituto de Tecnologia, representantes das Faculdades de Engenharia de Alimentos, de Engenharia Química, da Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos e da coordenação do Laboratório de Engenharia de Alimentos.

O Laboratório de Engenharia Química da UFPA é composto por 26 laboratórios, entre eles, o de Engenharia de Alimentos, parte integrante da Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

0 comentários:

Postar um comentário